segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Profissão Blogueira: Como Ana Farias tranformou seu blog em um negócio rentável

Tudo começou quando duas blogueiras se conheceram através de seus blogs pessoais, onde postavam suas crônicas e impressões sobre o dia a dia. Tanto Ana Farias, professora de francês no Rio de Janeiro, quanto Viviane Mota, funcionária pública em Minas Gerais perceberam que suas opiniões eram tão iguais que passaram a se chamar de “gêmeas.”
Viviane era a gêmea boa e Ana a gêmea má, pois segundo ela, é bem mais divertido. De repente veio a vontade de fazer um blog juntas no qual o assunto principal não era só  moda mas também passar para o consumidor o que é usável dando dicas do que realmente fica bem na pessoa comum. Ana diz que a idéia surgiu em 2007, mas só em 2008 o blog, com o nome de “trendytwins”, realmente entrou no ar:
“Nós fizemos esse blog mas não o levamos muito a sério no início, até porque tinham poucos acessos. Depois é que o blog foi crescendo”
            Ana não sabe explicar o que fez o site explodir tanto. Segundo ela, não houve propaganda nem estratégia de marketing, mas o trendytwins, criados por duas pessoas que nunca tinham trabalhado com moda e beleza antes, se transformou num dos blogs mais acessados da categoria. Hoje em dia ele recebe de 8 a 10 mil visitantes por dia e é atualizado constantemente pelas duas “gêmeas”.
            Quando o blog começou a crescer e ter um número de visitações extraordinário, tanto Ana quanto Vivi começaram a ser procuradas por marcas de cosméticos quer queriam divulgar seus produtos, sites que queriam ter banner em suas páginas e, de repente, Ana viu que tinha um negócio rentável nas mãos.
            “ Quando o blog começou a render um dinheiro bom, eu decidi parar de dar aulas de francês para me dedicar inteiramente ao blog. Quando contei a minha mãe, ela não aprovou, disse que eu estava jogando meu tempo fora, que não dava para ganhar dinheiro dessa forma”
            Os acontecimentos futuros provaram que a mãe de Ana estava errada. Segundo a blogueira profissional, agora ela ainda dá algumas aulas particulares de francês e trabalha em dois sites que não são ligados à moda, mas a maior parte do seu tempo é dedicado ao trendytwins, seja pesquisando novas idéias sobre posts, ou testando produtos para postar suas impressões para os leitores, e o retorno têm sido bastante satisfatório. Ela não revela números exatos, mas confirma que dá para viver bem com lucro do blog. Entretanto para ela o maior presente é o carinho imediato do público.
            “É muito gratificante ver um comentário do seu post falando que adora o que você escreve, que presta atenção nas suas dicas, ou que às vezes até melhora de humor ao ver algo escrito por mim. Isso me fez me sentir que eu não estou apenas mostrando produtos e dando minhas opiniões, isso me faz perceber que estou fazendo algo útil, que estou mudando o dia daquela pessoa de alguma forma”
            A forma como Ana aborda os produtos também é inserida numa ética criada por ela própria. Ela diz que quando recebe um produto do qual não gosta, ela prefere não falar no blog a falar mal de certo produto só porque não funcionou com ela.
“Eu penso assim, de repente esse produto não funcionou no meu tipo de pele ou no meu tipo de cabelo, mas no de outra pessoa pode funcionar, então eu não condeno qualquer tipo de cosmético ou produto de beleza, eu digo o que funcionou comigo e recomendo apenas o que eu acho realmente bom.”
O carinho com que a blogueira trata seu público e a atenção que é dada às suas leitoras mostra o sucesso do blog. Ana  tenta responder o máximo de comentários possíveis, dando toda a atenção possível a quem escreve perguntando sobre dicas de viagem, compras ou até mesmo um desabafo . O elo de confiança e de amizade que se estabelece, mesmo que virtualmente, é imediato e mostra que de má, essa gêmea não tem nada.

Obs: Mais tarde vídeo da blogueira dando superdicas de maquiagem nacionais e baratinhas que valem a pena ter!!!! ( me ajude deus da edição)

Um comentário:

  1. Muito legal a matéria! Realmente algumas atitudes empreendedoras podem ditar moda! E gostei da opinião dela de não condenar um produto só pq não deu certo com ela. As vezes perdemos boas oportunidades por um telefone sem fio mal feito né?
    Bjs e boa sorte com a edição,

    Maria Clara Cardona
    http://www.mariaclaracardona.wordpress.com

    ResponderExcluir